FAÇA SEU MELHOR NO MINISTÉRIO
2-8 de setembro
Discurso O que é o novo pacto?
Se possível, você estaria disposto a fazer um acordo com uma formiga? Você entraria em um pacto com uma pulga? Se essas criaturas tivessem inteligência suficiente para raciocinar e se comunicar com você, você prometeria coisas a elas para melhorar e depois cumpriria sua promessa? Ou você os desprezaria, recusando-se a fazer um pacto com eles por serem tão pequenos, fracos e insignificantes?
A insignificância do homem em relação a Deus é muito mais perceptível do que a de uma formiga ou pulga em comparação com o homem. Para Deus, nações inteiras são menos que formigas, menos ainda que minúsculas partículas de pó. "Olha! As nações são como uma gota que cai do cubo; e como a fina camada de poeira na balança foi estimada. ”Apesar do fato de as nações serem menores aos olhos de Deus do que pequenas partículas de poeira, ele estava disposto a fazer pactos com os homens que se exercitam. fé nele.
Um pacto pode ser um acordo mútuo entre duas partes interessadas ou uma promessa de uma delas de fazer algo pela outra. Por exemplo, hoje analisaremos uma aliança de muitas que Deus celebrou com os homens, isso é chamado de nova aliança, vamos ver do que se trata essa nova aliança, leia Jeremias 31: 31-33
Este novo pacto foi celebrado para substituir o pacto da lei depois de cumprir seu propósito. Uma vez que o objetivo da Lei era levar os descendentes de Abraão à Semente prometida, Jesus Cristo, expiraria quando Cristo cumprisse seu propósito, rendendo sua vida como resgate. Assim, na noite anterior à sua morte, em 14 de nisã de 33 EC, quando Jesus Cristo instituiu a celebração da Ceia do Senhor, ele anunciou a nova aliança, que seria validada por seu sacrifício.
Podemos dizer que o sangue de seu sacrifício perfeito validou a aliança, colocando-a em prática. Foi por isso que Jesus disse o seguinte em Mateus 26:28 Cinqüenta dias após sua ressurreição, a aliança tornou-se totalmente operacional quando o primeiro dos 144.000 israelitas espirituais foi introduzido nela.
Com base nesse acordo, Jesus Cristo ajuda os que estão no convênio a se tornar parte da verdadeira descendência de Abraão, perdoando seus pecados. Jeová os declara justos. Agora, esses irmãos de Cristo, ungidos e gerados pelo espírito, tornam-se sacerdotes sob o Sumo Sacerdote e constituem "um sacerdócio real".
Por que estamos interessados em conhecer os detalhes da nova aliança? O objetivo do convênio é atrair um povo para o nome de Jeová como parte da "prole" de Abraão. Esse povo forma a "noiva" de Cristo, o corpo de pessoas a quem ele introduz uma aliança para o Reino, a fim de reinar com ele.
O objetivo da nova aliança exige que ela continue em vigor até que todo o "Israel de Deus" seja ressuscitado para a imortalidade no céu. Assim, o propósito de Jeová de estabelecer um rei será realizado e, juntamente com os 144.000 que compõem a nova aliança, trarão benefícios à terra e aqueles que permanecerem leais a Jeová serão felizes sob o reino de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário